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Capes aprova doutorado em Educação em Ciências e Matemática
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Capes aprova doutorado em Educação em Ciências e Matemática
08/04/2010 10:15:07
por Coordenadoria de Comunicação Social

O doutorado em Educação em Ciências e Matemática Este será desenvolvido a partir da associação de Instituições de Ensino Superior da região amazônica legal brasileira, estruturadas na Rede Amazônica de Ensino de Ciências e Matemática (Reamec), abrangendo os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O início das atividades do programa está previsto para 2010, com seleção para 30 vagas.

O projeto tem como meta formar 150 doutores até 2018 na Amazônia Legal, por meio de ação acadêmica colaborativa entre as IES e os doutores existentes na região, contando com a participação de cerca de 30 doutores na formação de novos pesquisadores para a área.

As atividades acadêmicas e de gestão do curso serão desenvolvidas em três universidades pólos: Estadual do Amazonas, Federal de Mato Grosso e Federal do Pará. Inicialmente, em Mato Grosso integram a Rede a UFMT e a Unemat, tendo sede na Universidade Federal de Mato Grosso, sob a coordenação geral da professora Marta Maria Pontin Darsie.

Para a comissão de elaboração do projeto, a consolidação da rede é uma possibilidade de formar doutores multiplicadores em ciências e matemática. “Por meio das pesquisas e atuação na formação inicial, continuada e na educação informal, poderão diagnosticar a realidade da região, contribuindo para a construção de conhecimentos e preparando profissionais qualificados para nela melhor intervir com vistas ao desenvolvimento regional sustentável e para promoção de justiça social”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação Carolina Joana da Silva.

A parceria vem sendo discutida desde 2009, a partir do Fórum de Pró-reitores de Pós-Graduação da Região Norte. A elaboração do projeto contou com a participação das profs. Marta Pontin Darsie e Maria Antonia Carniello e apoio das pró-reitorias de pós-graduação, Marinêz Issac Marques e Leny Caselli Ansai (UFMT) e Carolina Joana da Silva (Unemat).

 

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